quinta-feira, 8 de outubro de 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A inveja de FHC

Djamilla Olivério

Leia a intrevista de FHC cedida em Santa Catarina após a vitória do Brasil para ser a sede dos jogos Olímpicos em 2016:


O governo Lula segue sendo bem avaliado pela população. Qual o segredo, após dois mandatos?

FHC Eu acredito que seja pelo fato de ele, permanentemente, estar falando com o povo. E falando do jeito que o povo entende. O Lula é um incansável propagandista dele e do governo dele. E de bons resultados. É isso.

O senhor reconhece os bons resultados do governo?

FHC – Reconheço os bons resultados da propaganda (risos).

O Rio de Janeiro acabou de ser escolhido como sede das Olimpíadas 2016. Temos competência para promover um evento desse porte?

FHCSe não tivéssemos, teríamos que ter. Agora é o desafio e nós vamos cumprir. O Rio de Janeiro vai ganhar muito com isso. Vamos ter que fazer nosso esforço.

Fernando Henrique Cardoso sente inveja de Lula. E essa inveja é diretamente proporcional aos resultados que o governo Lula vem apresentando, ou seja: quanto melhor é o feito do atual governo, mais a inveja aparece. A todo momento, a luta de FHC para não ser esquecido pela história, ou ser lembrado como o presidente que veio antes do Lula, fica cada vez mais difícil, porque o ex-presidente nada contra uma maré factual.
Como não há mais como argumentar contra o fato de que o governo Lula é o melhor da História do Brasil desde que o Brasil é Brasil, restou ao ex-presidente fazer como todo homem ressentido faz: desqualificar de forma pequena o seu adversário.
FHC bem sabe que o Lula não precisa somente de propaganda para ser o líder carismárico que é. Mas como pode um paulista admitir que o primeiro presidente popular da história do país fez mais do que todos os outros paulistas juntos?
A Olimpíada no Rio de Janeiro é mérito do Governo Lula, que a seis anos trabalha em prol desta realização. Segundo o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil Lula é o grande responsável por esse feito. Não há como os paulistas alegarem paternidade com relação aos Jogos de 2016 como tentam fazer nas outras áreas da política nacional. Lula deixará para o país um belo presente de herança.